sábado, 26 de junho de 2010

Encontro com os Síndicos - Palestra Segurança em Foco

A Delta Lux irá realizar, dia 17 de julho (sábado), um encontro com os síndicos dos condomínios atendidos por esta empresa.
Este encontro visa proporcionar informações importantes sobre segurança condominial, tendo como palestrantes um profissional da Polícia Federal - falando sobre o papel dos condôminos na segurança - e a psicóloga Patrícia Rodriguez Oliveira - a qual irá explanar sobre vitimologia (perfil das vítimas de violência), assim como todo o setor administrativo estará no local à disposição dos clientes fornecendo informações e retirando possíveis dúvidas.
O encontro também objetiva promover maior integração entre clientes e empresa, oferecendo um coffeebreak em um lugar muito agradável e belíssimo: Resort e Spa Recanto das Águas, em Balneário Camboriú (veja foto abaixo e clique no link para maiores informações sobre o hotel).

Dicas de comportamento para funcionários do condomínio


Para facilitar a comunicação entre o síndico e os funcionários do condomínio, algumas regras e posturas devem estar sempre claras para ambos. A seguir, encontram-se procedimentos e dicas importantes para porteiros, auxiliares de limpeza e zeladores.
Você pode imprimir e fixar em locais estratégicos, como guaritas, salas de materiais de limpeza e em áreas comuns aos funcionários.


Zelador
10 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO ZELADOR EFICIENTE
Caro profissional,
Para a elaboração de um bom trabalho em nosso condomínio, algumas informações devem estar no seu dia-a-dia. Abaixo estão 10 dicas e lembretes que vão lhe ajudar a melhorar seu trabalho e manter sua qualidade.
1.Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e moradores do condomínio.
2. Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo.
3. Mantenha-se sempre informado sobre os trabalhos que são desenvolvidos por outros funcionários do condomínio.
4. Para melhor gerenciar os trabalhos, tenha total domínio das funções, sabendo até executá-las. Isso ajudará a identificar erros e corrigi-los.
5. Mais importante do que apontar um erro é apresentar a solução para ele.
6. Pergunte aos moradores do condomínio quanto à qualidade dos serviços prestados por você e sua equipe.
7. Incentive a revelação do erro por parte dos funcionários, e sempre discuta sobre eles para que não ocorram novamente.
8. Procure ser um profissional diferenciado. Para isso, mantenha-se sempre bem informado e procure cursos que possam complementar seu trabalho.
9. Tenha sempre à mão os manuais e certificados dos produtos utilizados no condomínio e de elevadores e bombas de piscina, por exemplo. Eles possuem informações importantes para sua manutenção.
10. Procure sempre manter a equipe de funcionários integrada e com bom relacionamento. O ambiente de trabalho é fundamental para a elaboração de bons serviços.

 

Porteiro

11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO PORTEIRO EFICIENTE

Caro profissional,
Para a elaboração de um bom trabalho  em nosso condomínio, algumas informações devem estar no seu dia-a-dia. Abaixo estão 11 dicas e lembretes que vão lhe ajudar a melhorar seu trabalho e manter sua qualidade.

1.Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e moradores do condomínio.
2. Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo.
3. As regras de segurança devem ser cumpridas de maneira rígida. Desobedecê-las pode colocar a vida dos moradores e funcionários em risco.
4. Qualquer abordagem deve ser feita com delicadeza e educação.
5. Não abra exceções quanto à entrada no condomínio e sempre identifique as entradas e saídas de visitantes.
6. Fique atento ás movimentações externas, principalmente quando um funcionário do condomínio faz serviços externos.
7. Não comente sobre a rotina do condomínio nem mesmo com conhecidos. A discrição é também um item de segurança.
8. Sempre que cometer um erro, não tenha medo de comunicá-lo e discutir o que levou a ele com seu gestor.
9. Pessoas estranhas e que não são funcionárias não podem ter acesso à guarita da portaria.
10. Identifique sempre um visitante com um crachá, se possível, além de anotar todos os seus dados. Parte da segurança está em proporcionar essa sensação aos moradores.
11. Os portões de segurança não devem ser ignorados. Use-os de acordo com as regras de segurança estabelecidas.

Auxiliar de Limpeza

11 DICAS DE POSTURA E COMPORTAMENTO DO AUXILIAR DE LIMPEZA EFICIENTE
Caro profissional, para a elaboração de um bom trabalho  em nosso condomínio, algumas informações devem estar no seu dia-a-dia. Abaixo estão algumas dicas e lembretes que vão lhe ajudar a melhorar seu trabalho e manter sua qualidade.

1.Cumprimente sempre seus colegas de trabalho e moradores do condomínio.
2. Uma boa aparência contribui para um ambiente de trabalho harmônico, por isso, esteja sempre bem vestido e limpo.
3. A limpeza diz muito sobre um ambiente, por isso, nunca se esqueça que seu trabalho é o cartão de visitas do condomínio.
4. Mantenha uma rotina de trabalho para que não se esqueça de pequenos detalhes no dia-a-dia
5. Faça uma lista dos produtos de limpeza específicos e separe-os dos demais na dispensa. Isso evitará o uso indevido.
6. O bom profissional se destaca nos detalhes, por isso, fique atento ao trabalho que executa.
7. Erros acontecem e devem ser encarados como uma indicação do que deve ser mudado ou de onde há falhas. Por isso, não tenha medo de revelá-los e discutir obre isso com seu gestor.
8. Não comente sobre a rotina do condomínio com estranhos.
9. Quando for trabalhar do lado de fora do condomínio, avise o porteiro para que fique atento e evite a ação de bandidos.
10. Use sempre luvas e outros artigos de segurança para evitar que produtos mais fortes façam mal a sua saúde.
11. Lembre-se em identificar as áreas molhadas ou com produtos escorregadios, o que evitará muitos acidentes.
 Fonte: Sindiconet

Check-list para otimização de custos do condomínio


Conhecer bem para onde vai o dinheiro arrecadado mensalmente é o primeiro passo para uma boa administração do condomínio.
Para ajudar no controle de gastos, segue abaixo uma tabela descritiva com gastos médios abarcando as principais áreas de custos em condomínios, com sugestões de economia.



                                                  

DESPESAS


SUGESTÕES

FOLHA DE PAGAMENTO
Aproximadamente 65%*

(salários e encargos, como 13° salário, férias, folgas, horas extras, FGTS, PIS, INSS, cesta-básica, vale-transporte, dissídio anual, ou custo da Terceirizadora)





- Uma escala racional de serviço, com poucas horas extras, ajuda a reduzir custos- Funcionários não devem acumular função, o que também é bastante oneroso
- Priorize funcionários que morem nas proximidades do condomínio: o número de conduções a ser pago é menor e a probabilidade que chegue no horário é maior-Repense o papel do zelador: o funcionário pode ter um papel-chave de liderança com os outros empregados, cobrando-os sobre horários, faltas, elaborando orçamentos, fazendo compras de materiais, etc. Se ele apenas executa pequenos serviços, pode-se cogitar, em seu lugar, um ajudante-geral

Mesmo sendo custoso, pode-se contratar um treinamento a cada seis meses para porteiros, melhorando assim a qualidade do serviço prestado- Caso o condomínio opte por funcionários terceirizados, certifique-se que a empresa contratada mantém em dia suas obrigações com os empregados, como recolhimento de INSS, FGTS e outros

MANUTENÇÃO
Aproximadamente 8%*(Portão, elevador, bombas, equipamento de segurança, interfone, pára-raios, gerador...)








- Interfones antigos tendem a demandar muita manutenção e troca de peças. Um modelo atual pode consumir menos peças e ser mais efetivo
- Certifique-se do que é melhor, analisando preço e rapidez do atendimento: vários contratos pequenos de manutenção (uma empresa cuida de cada item) ou a centralização dos serviços em uma companhia maior- Para equipamentos mais antigos, vale à pena incluir no contrato de manutenção as peças de troca. Assim, a busca e o pagamento por esse tipo de material não é responsabilidade do condomínio. Já condomínios novos, que ainda podem contar com a garantia das peças, podem reclamar dessas junto ao fabricante- Agende visitas mensais com as empresas. Dessa forma é possível haver manutenção preventiva- Não espere que os equipamentos quebrem. Se o portão está com um barulho diferente do usual, já chame a manutenção. Isso ajuda a acelerar o reparo e a evitar um dano maior. Oriente o seu zelador quanto a isso- Instalações elétricas também pedem atenção. Chame empresa especializada a cada um ou dois anos para dar um diagnóstico preventivo e evitar gastos mais vultosos no futuro- Piscina com manutenção em dia gasta menos, seja de tempo de funcionários ou de produtos para limpeza. Cobrir a piscina em épocas de pouco uso, como no inverno, ajudam a economizar com a manutenção- Gerador necessita de manutenção para que esteja apto ao uso quando necessário. Certifique-se que a troca de filtro de óleo e de baterias está sempre em dia

ENERGIA ELÉTRICA
Aproximadamente 4%*(Iluminação das áreas comuns, elevador, portão, bombas, equipamentos de segurança, aparelhos em áreas comuns, aquecimento da piscina)











- Uso de sensores de presença- Uso de lâmpadas econômicas (algumas inclusive têm garantia de 24 meses)- Desligamento de alguns postes e luminárias, como em quadras após as 22h, e garagens- A contratação de uma consultoria em economia de energia pode parecer desnecessária e cara em um primeiro momento, mas deve impactar rapidamente no consumo mensal- Sistema que permita que o porteiro desligue as luzes da guarita evita que ela fique abandonada ou que haja outro funcionário para fazer isso- Garagem não precisa ficar com todas as luzes acesas durante a  noite. Se possível, use sensor de presença nas luminárias sobre as vagas- A troca ou modernização de elevadores mais antigos, podem gerar uma economia considerável de energia e de manutenção. Entretanto, como o custo é elevado, não deixe de checar se o seu equipamento realmente necessita dessa intervenção. O SíndicoNet disponibiliza um serviço de consultoria em elevadores que pode auxiliá-lo nesse caso
- Elevador pode ser programado para não descer ao térreo todas as vezes em que for utilizado- Escadas não precisam de iluminação durante a noite. Nesse local, vale também o uso de sensores de presença- Nas áreas comuns onde não há muita circulação, durante a noite, usar um poste ligado e outro desligado- Investir em campanhas educativas para os moradores e funcionários- Durante o dia, funcionários podem passar em áreas como sala de ginástica, salão de festas, halls comuns e apagarem luzes acesas sem necessidade ou desligar aparelhos que ninguém esteja usando- Piscina pode ter um protetor de calor, para ser usado à noite, o que evita que a água esfrie muito rapidamente no inverno


ÁGUAAproximadamente 12%*

(
Piscina, limpeza das áreas comuns, torneiras de áreas comuns)







- Verificar diariamente o consumo de água no condomínio. Um dia que haja grande diferença, será possível perceber se há vazamento ou outro problema- Campanha educativa com moradores e funcionários para uso consciente da água- Individualizar os hidrômetros de cada unidade costuma ser uma opção que ajuda a diminuir a conta no total. Verifique se é viável em seu condomínio- Funcionários não devem se utilizar da água do condomínio para, por exemplo, lavar carro de morador, mesmo que fora do seu horário de trabalho- Não se deve usar o jato de água como vassoura para varrer folhas-Piscina com manutenção em dia evita que tenha de ser esvaziada com mais periodicidade. Moradores também ajudam se não usarem bronzeadores ao entrar na água- Aqui também vale contratar uma consultoria especializada para evitar gastos maiores no futuro- Escadas e áreas com pouca circulação não precisam ser lavados toda semana. Reveja também a necessidade de lavar alguns locais todos os dias- Revisão semestral de válvulas hidra e caixas acopladas do condomínio e unidades colabora para evitar e corrigir vazamentos

DESPESAS DIVERSAS
Aproximadamente 6%*
(Seguro do condomínio,
taxas bancárias, gás, telefone, atestados, material e produtos de limpeza, pequenas peças de reparo elétrico, uniforme de funcionários, jardinagem)










- Melhor investir em produtos de limpeza de qualidade superior, que duram mais, limpam melhor e não dão alergia nos funcionários- Para evitar que os funcionários usem de maneira excessiva o telefone, é possível fazer uso de temporizadores de ligações. O uso de senhas para ligações para celular e de longa distância também ajudam a diminuir a conta de telefone- Pequenos reparos, dependendo do caso, podem ser feitos pelo próprio zelador. Veja se ele conta com o instrumental necessário para trabalhar e se as peças solicitadas para o conserto são as necessárias- Compre uniformes de boa qualidade, em lojas de fábrica. Assim, é necessário providenciar a troca apenas duas vezes por ano,e o funcionário estará sempre apresentável- Utilize na piscina os insumos (e sua quantidade) recomendados pelo fabricante ou empresa responsável pela manutenção- As apólices de seguro devem estar sempre em dia. Veja com a administradora o momento certo de renová-las- Antes de renovar a apólice, sempre faça uma pesquisa para saber se o preço da companhia continua competitivo. Na hora na renovação, também é possível pedir desconto-Saber a época certa para a poda e adubação das plantas ajuda a economizar. Também verifique a necessidade de haver um jardineiro contratado durante todo o ano.- É importante, de toda forma, manter o jardim conservado. Caso a área fique abandonada ou extremamente mal conservada, a substituição costuma apresentar gastos elevados

ADMINISTRAÇÃO
Aproximadamente 5%*
(administradora e síndico)

-A administradora pode ser um custo que ajuda a diminuir outros. Veja se a sua não oferece alternativas ao condomínio-Os honorários do síndico ou o desconto nas taxas mensais, caso seja considerado alto pela maioria, pode ser re avaliado e um novo montante poderá ser oferecido
(*) As porcentagens apresentadas nesta tabela são meras estimativas, que podem variar dependendo do porte e infraestrutura disponível do condomínio
Fonte: Sindiconet

domingo, 13 de junho de 2010

O consumidor e as empresas de vigilância


De uns tempos para cá, por razões de segurança, condomínios e residências estão preferindo contratar empresas de vigilância ao invés de contratar funcionários. Muito embora essa mudança invariavelmente implique em custos mais elevados, a eficiência do serviço acaba compensando.
Mesmo quando o funcionário fica doente ou entra em férias, o serviço está preservado, porque a empresa promove a substituição. Se o funcionário indicado pela empresa é ruim, basta solicitar para que seja promovida a troca.
Nos últimos dias, temos visto assaltos a condomínios que contrataram essas empresas de vigilância. Muito embora a segurança pública seja um dever do Estado, a contratação de empresas privadas de vigilância, em caso de roubos, acarreta para elas certas responsabilidades.
É inconcebível que assaltantes passem por todo o aparato de vigilância de um condomínio sem serem vistos, notadamente quando esse condomínio conta com câmeras, cercas elétricas e inúmeros seguranças. A expectativa dos consumidores que contratam uma empresa de vigilância é de um serviço de qualidade, que fiscalize a entrada e a saída de pessoas e que reduza ao mínimo o risco de roubos.
Logo ao ser contratada, a empresa de vigilância deve promover todas as adaptações no local da prestação do serviço para dotá-lo de eficiência, eliminando os pontos vulneráveis e também orientando os moradores para prevenir incidentes. E cabe aos condomínios seguirem as especificações da empresa de vigilância para garantir a eficácia dos serviços. Se a causa do roubo advém do não cumprimento das especificações pelo condomínio, a empresa de vigilância não pode ser culpada.
Porém, quando o serviço prestado pela empresa de vigilância não é eficiente a ponto de prevenir roubos deve haver a sua responsabilização, nos termos do artigo 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), pelo fato do serviço.
Um roubo que acontece durante a prestação de serviço por empresa de vigilância configura defeito na prestação de serviço, já que o consumidor contrata tal empresa justamente para que esses dissabores decorrentes do descumprimento do dever de vigilância do Estado não ocorram.
A responsabilidade nesses casos é objetiva, ou seja, decorre simplesmente do roubo, cabendo à empresa contratada indenizar os moradores lesados no seu patrimônio em todos os prejuízos que tiveram.
Se o evento aconteceu em virtude da colaboração ou da desídia de funcionários da empresa contratada, a responsabilidade será ainda maior, já que esta responde pela conduta de seus funcionários.
Quem contrata empresa de vigilância espera ter paz, com exceção dos casos em que os bandidos ingressam no local acompanhados de moradores, entendemos que as empresas de vigilância particular devem indenizar todos os danos causados pelos roubos aos consumidores.

(*) Arthur Rollo é advogado especialista em direito do consumidor

Fonte: Última Instância