sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Censo 2010 - como colaborar sem deixar a segurança de lado


O Censo 2010 começou oficialmente no domingo, dia 1/8. Com ele, milhares de recenseadores devem bater nas portas de aproximadamente 58 milhões de domicílios em todo o Brasil.
Além da dificuldade de se finalizar uma tarefa desse tamanho, há também o que é considerado o calcanhar de Aquiles dos profissionais do censo: entrar nos condomínios.
Se por um lado não se deve abrir mão da segurança, por outro, não responder ao censo é crime. Portanto, para não deixar de responder a esse instrumento tão importante que guiará futuras políticas públicas para o país – e nem de manter o condomínio seguro – é fundamental receber o recenseador.

Medidas de segurança

Também preocupado com a segurança de quem mora em condomínio, o IBGE irá enviar foto e nome do profissional que irá executar a pesquisa no local. Dessa forma, ficará mais fácil a identificação por parte dos porteiros.
Mesmo assim, é possível que o recenseador chegue ao condomínio antes de sua foto. Como proceder então? Nesse caso, antes de deixar o profissional entrar, o porteiro deve solicitar seu número de matrícula (que constará no crachá do profissional).

Então, o porteiro liga para o número  0800 721 8181 e, após ouvir a gravação, deve escolher a opção quatro. Dessa forma o atendente poderá dar as informações necessárias sobre o profissional com base no número de matrícula do recenseador.

É importante que o porteiro ligue para o número oficial – por isso, alguém deve fornecer o dado e explicar que esse é o único número a ser discado quando o recenseador for visitar o condomínio.

O profissional do censo estará sempre uniformizado com colete e boné, com logotipo do censo, crachá no bolso do colete, com foto, nome e número de matrícula, e computador portátil.

Interessante frisar que a linha oferecida pelo censo funciona até as 22h – já que algumas visitas poderão ocorrer no horário noturno, pois muitos lares brasileiros ficam vazios durante o dia. Haverá também visitas durante os finais de semana e feriados. Também é possível checar dados pelo site no
www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Condôminos

Os condomínios que dispuserem de espaço podem oferecer uma sala ao profissional do censo. Assim, o trabalho do profissional ficará mais ágil.
Outra forma do condomínio colaborar com o trabalho dos pesquisadores é enviando uma circular aos moradores explicando o que é o Censo e como o profissional será recebido no condomínio (veja neste link: modelo de circular a ser disponibilizada aos moradores).
Também é possível fazer um levantamento dos horários que os condôminos têm disponíveis para responder à pesquisa. Assim, consegue-se ajudar o profissional a organizar melhor seus atendimentos. Esses dados podem ser obtidos com a ajuda do zelador.

Respondendo ao censo

A pesquisa poderá ser respondida pessoalmente ou pela internet. Nos dois modos, o encontro com o recenseador é fundamental: é ele quem dará um ticket de acesso ao ambiente online de pesquisa, entregue em um envelope lacrado.

Caso acabe a energia enquanto a pesquisa está sendo respondida, não há problema: no máximo, se perde a informação da tela onde o internauta estava – as outras informações fornecidas já estarão salvas.

Para evitar ataques de gatunos online, o IBGE frisa que não mandará e-mails para ninguém. As pesquisas também não serão feitas pelo telefone. Ou seja: cuidado com quem se diz recenseador e se apresenta por telefone ou e-mail pedindo seus dados.
Tomando os devidos cuidados é possível responder ao censo e colaborar com o nosso país.

Fontes: Sindiconet, assessoria de imprensa do Censo, Hubert Gebara, vice-presidente do Secovi, Rosely Schwartz, especialista em condomínios e professora do curso de administração de condomínios da EPD (Escola Paulista de Direito) e Vânia Dal Maso, diretora de condomínios da Administradora Itambé