segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como funciona o sistema de alarme


Funcionamento




Um sistema de alarme é um conjunto de equipamentos eletroeletrônicos que tem por finalidade informar a violação do perímetro ou local protegido, através de sinal sonoro, visual ou discagem automática.
Composição básica

  • Central: é o cérebro de todo o sistema de alarme; pode proteger um ou vários locais, denominados zonas ou setores; recebe as informações dos sensores e dispara o alarme em caso de violação. Também pode acionar luzes e discar para números de telefone (do proprietário e/ou da empresa de segurança). É imprescindível que a Central adquirida seja de ótima qualidade e de marca reconhecida, mesmo que custe mais caro, para não haver problemas técnicos.
  • Sensores: são ligados na Central e têm como função informar a esta o estado do setor, se houve violação ou não. Os sensores têm que ser colocados por profissionais qualificados, pois somente estes vão saber os locais adequados para instalação.
  • Sirene (opcional): responsável pelo sinal sonoro, pode ser substituído por um sinal luminoso.
  • Bateria: é imprescindível no sistema de alarme, tendo como principais funções: evitar oscilações na rede elétrica, manter o sistema funcionando na falta de energia elétrica e fornecer corrente para o disparo do alarme.
  • Discadora: responsável por discar para um determinado número de telefone (do proprietário e/ou da empresa de segurança), a fim de avisar que o alarme foi disparado.
  • Fonte de Alimentação: é a responsável pelo bom funcionamento do sistema, devendo manter carregada a bateria e alimentar todos os sensores.
O sistema de alarme pode funcionar conjuntamente com o sistema de CFTV (monitoramento à distância), pois, assim, a eficácia da proteção será muito maior.